Sicoob Credicoop - api-modulos/artigos/img/21/entrevista-rominho.jpg
Entrevista - Rominho comemora crescimento da cooperativa durante a pandemia

Rômulo Cançado Silva, presidente do Sicoob Credicoop

Compartilhar

Uma nova Credicoop está sendo construída sob uma nova direção. Mesmo em uma pandemia, a cooperativa de Pitangui, Maravilhas e Papagaios não para de crescer. E o responsável por coordenar a equipe que faz essa  transformação é Rômulo Cançado Silva. Com uma trajetória com mais de 20 anos na Credicoop, Rominho passou por todos os setores da área operacional, foi gerente da agência Pitangui e agora retornou como presidente da  cooperativa. Em entrevista, ele fala dos desafios de gestão neste momento de crise mundial, aponta os bons resultados e revela seus planos para o futuro da Credicoop.

A gestão de uma cooperativa, principalmente durante uma pandemia, traz grandes desafios. Quais problemas surgiram neste momento e como sua equipe conseguiu contorná-los?

Foram vários desafios. Diminuímos nosso Spread (margem de lucro) para atender às necessidades dos associados neste momento de pandemia. Com isso, conseguimos as menores taxas em nossas linhas de crédito na história do Sicoob Credicoop. Só que também precisávamos aumentar nosso ativo circulante, mesmo com a redução dessa margem de lucro e conseguimos: crescemos 100 milhões no ativo circulante, em sete meses. Era necessário democratizar o acesso ao crédito e conseguimos fazer isso diminuindo a burocracia e reestruturando os processos internos. Foi possível mostrar que o Sicoob Credicoop tem mais benefícios para os correntistas do que outras instituições financeiras e conquistamos mais de mil novos associados, que são o verdadeiro patrimônio de uma cooperativa.


" Crescemos 100 milhões no ativo circulante, em apenas sete meses "



Com esse novo modelo de gestão, quais benefícios foram colocados à disposição dos associados?

Houve redução das taxas de juros, que são as menores já praticadas na história da nossa cooperativa. Implantamos outras linhas de crédito rural para aquisição de propriedades rurais, máquinas, equipamentos, implementos agrícolas, bem como liberamos um crédito pecuário com recursos próprios da Credicoop. Também disponibilizamos o crédito imobiliário com o prazo de pagamento em até 30 anos. Implantamos operações de câmbio para associados que fazem exportação e importação de produtos. E, finalmente, nossa gestão conseguiu atender a um antigo anseio dos cooperados, que foi estender os horários dos caixas eletrônicos e oferecer mais comodidade a todos.

Como a Credicoop tem se envolvido em causas sociais e contribuído para o crescimento da região?

Além de apoiar os projetos sociais, incentivamos nossos colaboradores a elaborar ações e projetos em prol da comunidade, como o projeto Vila Viva, em benefício da Vila Vicentina. Doamos bebedouros, totens de álcool em gel e mais de 1.000 litros de leite mensais para instituições filantrópicas. Patrocinamos o cursinho preparatório Genius, com o objetivo de preparar adolescentes de baixa renda para o Enem. E ainda estamos estudando novos projetos que deverão beneficiar a nossa região.


A pandemia também criou a necessidade de novas estratégias para garantir a excelência dos serviços e a segurança das pessoas. Como a Credicoop dá suporte aos associados neste momento?

Criamos um departamento específico para combate e monitoramento da Covid-19 e contratamos profissionais de Saúde para controlar o fluxo de associados e o distanciamento no interior das agências. Também intensificamos a higienização em nossas dependências, aferimos temperatura, disponibilizamos álcool em gel, e instituímos ser obrigatório o uso de máscaras é obrigatório, tanto para os associados quanto para os colaboradores. Torcemos muito para que esta pandemia acabe logo, as nossas atividades voltem ao normal e que a gente possa interagir ainda mais com a comunidade. Este é um sonho de toda a equipe Sicoob Credicoop: estar cada vez mais próxima dos associados.


Como você avalia os resultados do seu primeiro ano como presidente?

Podemos perceber que estamos no caminho certo. Os ativos aumentaram, e nossa cooperativa vem se fortalecendo a cada dia. Isso porque contamos com profissionais capacitados, atuando em todas as áreas da cooperativa, com um só objetivo: fazer o melhor para nossos associados.

"Temos um Plano de Expansão que está sendo estruturado juntamente com o Sicoob Central Crediminas"


O que os associados podem esperar para os próximos anos?

Uma Credicoop de todos e para todos. Reafirmo esse compromisso com a diminuição da burocracia, a reestruturação dos processos internos e a constante busca por menores taxas. Temos um Plano de Expansão que vem sendo estruturado em parceria com o Sicoob Central Crediminas.


Depois de tanto tempo trabalhando dentro da Credicoop, como está sendo assumir a direção da cooperativa?

Sinto-me muito honrado em ser presidente desta cooperativa tão importante, que fez parte da minha vida profissional. Desde maio de 2020, eu, meu vice-presidente, Fernando Maciel, com apoio de nossos Conselhos Administrativo e Fiscal, e de toda a nossa equipe, assumimos o compromisso de desempenhar o nosso trabalho à frente da Credicoop, amparados na ética e na justiça. E é o que estamos fazendo. Trabalhando com muita determinação e foco para executar todos os projetos idealizados para facilitar e beneficiar nossos associados.