Sicoob Credicoop - api-modulos/artigos/img/90/Blog_DicasFinanceiras_Credicoop2_2023_CAPA_1405526824.png
Dicas Financeiras para o Final do Ano

Compartilhar

Para muitas pessoas, a chegada dos últimos meses do ano traz uma preocupação que vai além da escolha dos presentes e do cardápio natalino: o excesso de gastos típicos dessa época.

Presentes, confraternizações, passeios com as crianças de férias… quem pode contar com a CLT fica um pouco mais tranquilo, se esse dinheiro já não estiver comprometido com o pagamento de dívidas. Mas quem não vai receber uma graninha extra precisa aprender como economizar no fim do ano.

Seja qual for a sua realidade, você pode aproveitar as nossas dicas de economia! Com elas, vai ficar mais fácil organizar o seu dinheiro para realizar todos os objetivos e, quem sabe, ainda começar 2024 investindo! Veja só!

1. Conheça a sua situação financeira e defina os gastos

Saber exatamente quanto dinheiro você tem agora e quanto vai entrar nas próximas semanas é o primeiro passo para conseguir definir um teto de gastos.

Some todos as entradas (como salário, décimo terceiro, férias, bonificações) ao que você já tem na conta. Em seguida, some os gastos fixos que não vão mudar nessa época (como aluguel, financiamento, água, luz, etc), além dos valores das dívidas em aberto, se houver.

Agora você já consegue perceber quanto sobrou e definir qual parte desse montante será destinada aos gastos do final do ano.

2. Seja realista

Não adianta estipular, por exemplo, que você vai gastar R$ 500,00 em presentes, se tem 10 pessoas para presentear e sabe que vai gastar mais de R$ 50,00 em cada um.

Dessa forma, você vai acabar “assaltando” a si mesmo sem nenhum controle, e quando perceber, de pouquinho em pouquinho, o seu dinheiro foi todo embora.

Uma dica é fazer uma lista das pessoas que você quer presentear, além das clássicas lembrancinhas das confraternizações. Entram nessa conta, também, panetones e vinhos que a gente acaba comprando para uma pessoa querida, em cima da hora.

3. Pague suas dívidas

É claro que todos nós gostamos de celebrar as datas importantes com muita fartura, roupas novas e presentes para todo mundo.

Mas se você tem dívidas antigas, vale a pena pagá-las, em vez de seguir com elas para o próximo ano.

Antes de fazer uma compra, pense bem se você precisa mesmo de mais um vestido. Na hora dos presentes, opte por itens mais baratos, mas cheios de amor, como biscoitos caseiros ou livros de colorir para as crianças.

4. Poupe o que puder

Contas pagas, presentes comprados, ceia garantida. Sobrou dinheiro? Então, nada de ficar inventando compras só porque tem um valor sobrando.

Invista e comece o ano com mais tranquilidade. Esse pode ser o pontapé inicial para você estar preparado para as surpresas do próximo ano. Também é possível se organizar e usar essa quantia para começar a economizar para próxima viagem de férias!

5. Não se esqueça das contas de janeiro

IPVA, IPTU, matrícula, material escolar… viu só porque você não deve gastar todo o seu dinheiro em dezembro?

Já a partir de janeiro, a maioria dos brasileiros se depara com vários custos que vão além do orçamento de rotina, e, nesses momentos, toda graninha extra é bem-vinda.

6. Use o seu Sicoobcard

O Sicoobcard é um cartão exclusivo para os nossos cooperados que oferece diversas vantagens.

Para começar, ele tem até 40 dias para pagar e até 100% de desconto na anuidade. Além disso, ao fazer as suas compras com o Sicoobcard, você acumula pontos no Programa Coopera e pode resgatar produtos e serviços, economizando ainda mais.

E para não perder o controle financeiro, é possível controlar as suas movimentações diretamente no celular, de uma forma simples e sem complicações.

Natal feliz de verdade tem família reunida, muito amor e poucos gastos, não é verdade? Aproveite as nossas dicas para aproveitar esses dias tão especiais sem preocupações com dinheiro.